Sobre Nós

Melhoria Contínua

O objetivo da Alfaparf Group desde sua criação foi o de fornecer aos seus clientes produtos com a máxima qualidade mantendo a fidelidade ao Estilo Italiano. Essa constante busca da perfeição em seus produtos, também se estende ao processo de produção nas suas fábricas ao redor do mundo.

Em fevereiro de 2013, a Alfaparf iniciou a implantação do programa de Melhoria Contínua, inicialmente em sua fábrica instalada no bairro de Campo Grande, Rio de Janeiro, como piloto e a partir de 2014, nas demais fábricas.

A metodologia TPM teve origem na Nippondenso – uma das empresas do grupo Toyota – no início de 1970 que inicialmente visava integrar as práticas do TQC / Total Quality Control com a boa manutenção das condições dos equipamentos através da participação dos operadores na limpeza, inspeção, lubrificação e realização de pequenas melhorias. Essa prática foi sistematizada pelo Instituto japonês hoje conhecido como JIPM / Japan Institute of Plant Maintenance.

Total Productive Maintenance

Seu objetivo é maximizar o uso dos ativos de qualquer tipo de empresa através da eliminação das perdas, redução das paradas de máquina, garantia da qualidade e redução dos custos de forma consistente através do comprometimento de todos os seus colaboradores.

Total Productive Maintenance

Por esse motivo a Alfaparf realizou, junto a uma empresa de consultoria, um detalhado diagnóstico de sua cultura organizacional, de seus processos produtivo e administrativo para identificar quais eram as oportunidades e as dificuldades também na implantação da metodologia. Dessa análise foi definida a estratégia de implantação para 3 anos. Essa estratégia, disseminada em todos os níveis, foi desdobrada em indicadores de produtividade, qualidade, custo, entrega, segurança, meio ambiente e motivação, pois a empresa acredita que para alcançar níveis de excelência em gestão superiores aos atuais é necessário que seu mais importante ativo – os Colaboradores – não só acreditem, mas sintam-se “donos” desse processo de melhoria e mudança.

Através da atividade de pequenos grupos com Colaboradores de diversas áreas, as oportunidades de melhoria identificadas são estudadas e analisadas. Após a identificação das causas-raízes, ideias de melhoria são propostas, implantadas e monitoradas até que se tenha a garantia de que tenham sido efetivas. Dessa maneira, a Alfaparf pretende alcançar seus objetivos de curto, médio e longo prazo de forma consistente e com o comprometimento de TODOS os Colaboradores.